Dentro do marketing digital existe uma gama de oportunidades que dialogam com esse segmento, considerando que, dentro de uma empresa, mais de uma estratégia deve ser abordada. Sendo assim, o assunto comentado de hoje será o marketing de mecanismo de busca. Você já ouviu falar?
Extremamente importante de ser conhecido e aplicado hoje mesmo nos seus conteúdos, considerando que ele leva em conta a otimização da sua página, o famoso SEO, e muitas outras técnicas, nós iremos abordar no artigo abaixo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Ainda em 2023, é possível mudar a sua realidade com o meio digital ao aprender como lidar com o Google, Yahoo e outras plataformas de busca, vamos entender como?

O que é marketing de mecanismo de busca?
Primeiramente, é importante compreender os motivos desse marketing de mecanismo de busca existir, afinal, para que mais um elemento no meio digital?
Bom, sabe-se que, atualmente, as informações são publicadas a todo momento, ainda mais no Google, o grande buscador da nossa geração.
Além dele, existe o Bing, Yahoo e algumas outras plataformas de busca que são utilizadas para pesquisas e compartilhamentos de informações, certo? Então, a todo momento, milhares de notícias são depositadas nesses locais, e como saber o que convém ou não ser notado? Como organizar esses buscadores?
É aí que entra em cena o marketing de mecanismo de busca, que serve para ranquear as páginas nos resultados dessas plataformas quando pesquisamos algo. Para ser mais didático, vamos supor que você quer saber a respeito de uma receita culinária, certo?
Você pesquisa as palavras que irão te conduzir ao resultado e uma página de informações aparecerá, conhecida como SERP (Search Engine Results Page). Nas SERPs, os conteúdos são divididos em duas categorias: pagos e orgânicos.
Assim, no caso dos resultados pagos, que vemos logo acima na maioria dos casos, estes são exibidos como anúncios e têm escrito neles “patrocinado”
Já os não pagos, isto é, os orgânicos, são mostrados conforme a relevância que o algoritmo julga, sendo estes considerados mais leves e indicados, porque mostram um bom conteúdo para estarem tão em evidência.
Logo, o objetivo do Marketing de Busca é alcançar a máxima exposição nos resultados dos mecanismos de busca, e isso só tem maior eficácia quando abordagens, estratégias e técnicas de otimização estão ao seu favor.
SEO On Page: como otimizar essa estratégia?
Nesse sentido, para que o seu marketing de mecanismo de busca seja eficiente, você precisa ter perto de você conhecimentos que serão aplicados na sua própria página, melhorando os índices do seu segmento como um todo.
Dentre essas ferramentas que são válidas de se ter, existe a On Page de SEO, que é tudo aquilo que pode ser melhorado na própria página e que fica visível a todos. Nesse caso, a ideia é otimizar o que está ativo, e não os bastidores do seu site.
Para que as características da On Page sejam favoráveis, leve em conta alguns critérios:
URL (Endereço da Página)
Para começar, preste bastante atenção nas URLs do seu site, que são aqueles links que representam o endereço de uma página na internet. O SEO otimizado é aquele em que a URL é curta, chamativa e de fácil compartilhamento.
Junto a isso, na sua URL, é bem interessante incluir palavras-chave relevantes, especialmente a palavra-chave do seu texto em geral.
Meta Description (Descrição Meta)
Essa é mais uma característica de SEO na On Page que melhora o seu posicionamento nas buscas das plataformas: a Meta Description. Caracterizada como um pequeno texto descritivo que aparece nos resultados de busca do Google, ela precisa ser coesa para atrair a atenção do usuário que irá clicar no seu conteúdo.
Para isso, dê preferência para criar descrições atraentes, relevantes e persuasivas, que despertem o interesse do leitor.
O marketing de mecanismo de busca leva em conta o design da página
Sabe aquela ideia de que a primeira impressão é a que fica? O marketing de mecanismo de busca também olha para esse lado quando o assunto é o design da página.
Esse é um fator relevante para a experiência do usuário, além de ser relevante para o algoritmo e para a divulgação do seu trabalho, já que, se for bom, será recomendado.
Desse modo, quando pensar em design, pense em algo responsivo, isto é, que se adapte a diferentes dispositivos (como smartphones, tablets e computadores).
A otimização do design tem a ver com essa adaptação que permite uma boa experiência de leitura em qualquer dispositivo.
Conteúdos relevantes
Além de uma boa usabilidade, os algoritmos de busca priorizam conteúdos de qualidade e relevantes, é claro. O conteúdo deve ser autoral, diferenciado, com autoridade, qualidade, clareza e que afete a dor do seu público. Por isso, saia do senso comum e se reinvente.
E o SEO Off Page?
Por fim, o SEO Off Page é tudo aquilo que está “nos bastidores” do seu site, porque, mesmo não sendo visível aos usuários, é visível as plataformas que irão rankear o seu conteúdo, então a qualidade deve permanecer.
Para o Off, o marketing de mecanismo de busca prioriza sobretudo dois pontos:
- O uso de backlinks e links em geral, que tornam o conteúdo rico e diverso;
- O compartilhamento do conteúdo em outras redes sociais e plataformas, ou seja, um bom compartilhamento.
Focando no estudo desses dois eixos, você terá uma Off Page de qualidade!
Esperamos que as dicas sobre o marketing de mecanismo de busca tenham sido satisfatórias e que tenham aberto o seu olhar para o mercado digital e suas nuances. Preze sempre pelo estudo, pela qualidade e pela inovação, isso já te levará mais longe e te destaca dos demais!
Obrigada pela leitura e não se esqueça de acessar outros posts do nosso blog para enriquecer o seu repertório sobre marketing digital, combinado? Até mais!
0 Comments