O mercado do marketing digital é um caminho bem diversificado, mas que não é perfeito e não existe fórmula mágica.
Afinal, as estratégias mudam dia após dia e é essencial termos em mente que, para cada situação e cada realidade, uma ferramenta e necessidade são precisas, não é mesmo?
Por exemplo, as métricas de desempenho em redes sociais são um ótimo, mas não único, parâmetro para avaliar o seu desempenho.
Mas você deve estar pensando: o que é gestão de mídia sociais? Bom, essa e algumas outras informações nós iremos explicar melhor no artigo abaixo. Você verá exatamente o que é cada tópico e, ainda, como aplicá-lo de um modo efetivo e funcional.
Por isso, se você ficou curioso, quer alavancar os níveis da sua empresa ainda neste ano, e quer expandir os horizontes e saber mais sobre o mundo social e digital, não deixe de ler as informações até o final, combinado?

Métricas de desempenho em redes sociais: confira as 7 táticas
O marketing digital é bastante promissor, mas é um serviço assim como os demais, já que existem técnicas específicas, termos, nomenclaturas, performances e muito mais que precisam ser estudados com bastante disciplina.
Mas não se preocupe! Você quer entender mais sobre as métricas de desempenho em redes sociais e a gestão das mídias? Iremos te explicar agora mesmo. Segue o fio da linha de raciocínio:
Métricas de desempenho pelo alcance
Não poderíamos começar esse post sem falar do alcance. Você consegue imaginar, apenas pelo nome, sobre o que se trata, não é verdade?
Essa métrica bastante importante, está relacionada à quantidade de pessoas que tem acesso ao seu conteúdo, ou seja, quantas, independentemente de terem interagido com o seu perfil, visualizaram o que você compartilhou.
Mesmo que não haja nenhuma interação, essa métrica de desempenho de uma rede social ajuda muito a sua marca a entender como está a distribuição dos seus conteúdos, ou seja, como chega ao outro, e se chega, o que você publica.
Existe o alcance orgânico e o pago. O alcance orgânico, mais indicado e mais explicado, é aquele que é definido pelo algoritmo de cada plataforma conforme a qualidade e relevância de cada nicho.
Por isso, além de entender as métricas, é preciso estudar sobre as redes sociais que você atua.
Já o pago é quando pagamos uma taxa para impulsionar o alcance, promovendo um compartilhamento maior e em massa. Porém, com as dicas que passamos aqui no blog, você consegue tudo de modo orgânico!
Engajamento
Bem próximo a ideia de alcance, o engajamento é uma das 7 métricas que vamos abordar aqui que possui o foco não somente na visualização, mas na interação, porque, sem ela, também não se vai muito longe.
Sendo assim, para que você saiba, na prática, como analisar essas taxas de engajamento, nós iremos ensinar dois métodos: existe a taxa de engajamento que é vista a cada postagem e existe a taxa geral, dado um determinado período de tempo.
Para ficar mais claro, pense assim: você pode ver o engajamento de uma caixinha de stories ou pode ver o engajamento dentro de 30 dias de um post específico (ou de alguns).
Além disso, essa métrica de desempenho das redes sociais é ótima para avaliar e medir o seu Branding.
O que é isso?
É aquela logística que, quanto mais engajamento e feedbacks positivos você tiver, maior será a credibilidade e autoridade da sua marca. Ainda não entendeu?
Veja a próxima técnica que você precisa dominar para compreender de uma vez por todas!
Métricas de desempenho em redes sociais pelo sentimento
Engajar algo é sempre bom? Na verdade, aquela história de “fale bem ou falem mal, mas falem de mim”, depende muito! Isso porque, às vezes, o engajamento é negativo, e isso traz consequências negativas para a marca, como uma imagem ruim.
Logo, compreender o sentimento de marca é realmente avaliar se o sentimento é bom, satisfatório, ou se você gera uma certa repulsa no público. Quanto maior a qualidade das interações, mais você está agradando a sua audiência.
Taxa de Cliques (CTR)
Dessa forma, essa já é uma das gestões de mídias sociais pouco conhecida. A taxa de cliques (Click Through Rate) ou CTR tem a ver com os anúncios pagos e as estratégias de marketing de conteúdo, em que você canaliza a audiência para sites e blogs.
O CTR serve para apontar quantas vezes as pessoas viram o seu conteúdo e clicaram nele, seja um link ou um anúncio mesmo. Assim, você verá se a estratégia deu certo e se a conversão foi boa.
Entenda mais sobre o tráfego
Tráfego pago e orgânico são dois tópicos bastante discutidos e que muito tem a ver com o CTR. Este, mostra a quantidade de vezes que as pessoas visualizam o seu conteúdo, mas é através do tráfego que a sua empresa saberá o real volume de acessos às mídias sociais, site ou blog.
Sendo uma das métricas mais assertivas em termos de números, você pode visualizar isso no Google Analytics, que é uma plataforma de análise de dados online.
Taxa de rejeição
Sabemos bem que todos querem falar apenas de coisas boas, mas, como tudo na vida, o marketing digital não se restringe somente a isso. Na verdade, existem alguns pontos negativos que devem ser analisados como forma de melhorar e impulsionar os positivos.
Por exemplo: se você não sabe qual a sua taxa de rejeição, como saberá se está indo bem ou não e, caso não esteja, onde deve melhorar? Pelo próprio nome, conseguimos afirmar que a taxa de rejeição se refere a audiência que está rejeitando o seu conteúdo.
Agora, como você avalia isso?
Bom, pode ser identificado por tudo aquilo que você não deseja: pessoas que deixaram de curtir a página, denúncias de spam, conteúdos bloqueados no feed, números de seguidores caindo, Instagram entregando poucos posts e por aí vai.
Gestão de mídias sociais: existe a taxa de conversão também
Por fim, assim como existe a taxa de rejeição, dentre as métricas de desempenho das redes sociais também existe a taxa de conversão. Esta, por sua vez, indica quantas pessoas aderiram ao que você está fazendo.
Se você está vendendo um produto, quantas pessoas compraram? Se fez uma enquete, quantas pessoas votaram? Quem e quantas pessoas curtem e comentam suas publicações? Você alcança quantas contas por mês? Tudo é válido, viu?
Mas e então? Ficou mais fácil de entender as métricas de desempenho das redes sociais e as gestões das mídias?
Com bastante estudo, a sua marca e a sua empresa evoluem rapidamente, porque a internet é um espaço que só tende a crescer e tem espaço para todos, basta que você busque informações nos lugares certos e confiáveis, como o nosso blog!
Obrigado pela leitura até aqui e confira mais conteúdos em nosso site. Até a próxima!
0 Comments