Marketing de geolocalização: esse nome te assusta? Para muitos, esse é um campo desconhecido do marketing digital, porque, mesmo tendo um amplo conhecimento na área, nem sempre acompanhamos as novidades do ramo com a frequência que gostaríamos, e muitos destaques surgem nesse meio tempo.

Esse é um tipo de marketing que, assim como os demais, se bem estudado e bem analisado, pode, e vai, te dar um retorno positivo. Mas, para isso, é preciso estudar mais sobre o que é, de fato, essa corrente, quais os benefícios, como colocar em prática e muito mais, você não acha?

Então, se ficou curioso e quer aprender de uma vez por todas tudo o que te espera nesse marketing de geolocalização, é só continuar lendo. Vamos nessa?

O que é marketing de geolocalização?

Para começar, se você está pensando que o marketing por geolocalização é uma abordagem estratégica que visa aproveitar a localização geográfica do usuário para fornecer mensagens personalizadas e pertinentes, saiba que você ACERTOU!

O nome é bem sugestivo e sim, tem a ver com unir o útil ao agradável: utilizar a localização para alavancar os seus negócios. Mas como funciona?

Essa técnica utiliza tecnologias como GPS, Wi-Fi e Bluetooth para enviar anúncios, ofertas ou informações relevantes para indivíduos que estão próximos a uma loja ou local específico, tudo a partir de uma prévia programação.

A ideia é incrível, porque imagine só: você consegue atrair um público específico no momento e local precisos em que estão mais propensos a realizar a ação que você deseja, que, geralmente, é a de comprar algo.

Portanto, essa estratégia visa aumentar a eficiência das campanhas de marketing, tornando-as mais direcionadas e adaptadas ao comportamento do público-alvo. Isso sempre ocorre em todos os segmentos do marketing, mas esse, em específico, vai pela localização. Não é incrível?

Quais os benefícios da geolocalização?

Sabendo mais sobre o que é esse marketing de geolocalização, que tal saber quais são os benefícios de implementar essa tática na sua rotina de negócio? Dá uma conferida:

  • Por conseguir segmentar melhor o público, você torna o marketing mais eficiente, relevante e personalizado, já que não é apenas pelo gosto pessoal ou pelo nicho da temática, mas também pela proximidade ou distância;
  • As mensagens são entregues no momento em que os usuários estão próximos fisicamente de um local ou estabelecimento, então aumenta a relevância e a chance de conversão de leitor a cliente;
  • Tal atitude também contribui na melhora do engajamento, afinal, conforme a necessidade, o usuário tende a se sentir mais representado, pensando “nossa, isso está tão perto de mim, preciso AGORA!”
  • Não é preciso nem citar que o retorno financeiro tende a aumentar, certo?
  • Além disso, a geolocalização melhora a experiência do usuário, fornecendo informações úteis e relevantes, como direções para chegar a um local ou detalhes sobre eventos que estão acontecendo nas proximidades, o que contribui para a satisfação geral do público-alvo.

Quais são os tipos de marketing de geolocalização?

Como quase tudo na vida, o marketing de geolocalização não é único e não se resume a apenas uma vertente. Veja quais são os principais tipos: 

  • Geotargeting: esse é o tipo de marketing que exibe anúncios ou mensagens de marketing específicas para usuários com base em sua localização geográfica, ou seja, o mais comum;
  • Geofencing: esse, por outro lado, já cria uma espécie de cerca virtual em torno de uma área geográfica específica, mandando mensagem somente para quem está nessa área;
  • Beacon marketing: usam tecnologia beacon para enviar mensagens personalizadas para usuários que estão próximos;
  • Location-based analytics: esse já usa dados da localização de usuários para entender melhor seu comportamento e, a partir disso, criar estratégias de marketing mais eficazes.

Como fazer o marketing de geolocalização?

Por fim, se você ficou confuso sobre como colocar essa ideia em prática, saiba que o marketing de geolocalização não é tão distinto dos demais, porque a ideia de ter que ter objetivos, metas, escolher plataformas e ter sempre um conteúdo personalizado e de qualidade, não muda. 

Entretanto, veja de modo objetivo um breve passo a passo para você ficar menos perdido:

  • Defina seus objetivos;
  • Escolha uma plataforma ou ferramenta;
  • Defina sua área de cobertura;
  • Crie conteúdo personalizado;
  • Configure seus parâmetros de geolocalização;
  • Acompanhe e analise os resultados;
  • Respeite as regulamentações de privacidade;
  • Integre com outras estratégias de marketing.

E agora? Sem dúvidas, ficou mais fácil entender sobre o marketing de geolocalização e como ele é útil para o seu negócio, hem? Não deixe de acessar o nosso site para estar por dentro das principais informações a respeito do universo do marketing digital e sempre busque aprimorar os seus conhecimentos, viu? 

Agradecemos a leitura até aqui e te esperamos em uma próxima oportunidade, combinado? Até a próxima!

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *