Você pode não saber tudo a respeito sobre o que é SEO e para que serve, mas deve saber alguma coisa sobre marketing digital, métricas, técnicas e todo o meio da rede social que, atualmente, domina os mais diversos segmentos do mercado de trabalho, não é mesmo?
Independentemente do serviço que você faz ou da marca que atua, não estar nas redes é sinônimo de estar invisível.
Por isso, no artigo de hoje, iremos explicar melhor oque é a técnica na prática, como utilizá-la ao seu favor e como garantir que o seu negócio cresça de modo orgânico com as estratégias que favoreçam o bom ranqueamento de um site.
Nem sempre paramos um tempinho para estudar e investir em determinadas áreas, justamente porque consideramos que tudo será em vão, mas a verdade não é bem assim.
As informações estão disponíveis para todos, mas se sobressaem aqueles que as dominam.
Quer dominar o conhecimento e criar conteúdo do jeito certo? Leia o artigo até o final e utilize tudo na sua marca a partir de hoje. Bora saber mais?.

O que é SEO e para que serve?
Em primeiro lugar, é fundamental compreender o que é SEO para saber criar conteúdo, considerando que a prática se dá por meio do conhecimento teórico, não acha?
Sendo assim, SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias que visa impulsionar a classificação de um site nos resultados de busca do Google e de outros mecanismos similares, como Yahoo.
Então, sabe aquele momento em que você faz uma pesquisa de palavra-chave, como “Barbie”, que é o assunto que está em alta, e aparecem diversas informações sobre o que você está buscando?
Aquele ranqueamento das páginas, desde o primeiro link até o último, é feito através da otimização das estratégias de SEO e dos anúncios pagos, quando é o caso. Contudo, o nosso foco nesse conteúdo é te auxiliar em técnicas orgânicas, que não façam você gastar!
O principal objetivo do SEO é aumentar a visibilidade do site, atraindo mais tráfego qualificado e oportunidades de negócio, afinal, quanto mais visibilidade a sua página tiver, mais cliques terá, assim como mais lucros e parcerias inclusive.
Essas práticas incluem a seleção cuidadosa de palavras-chaves de cauda longa ou não, contanto que sejam relevantes, além da otimização do conteúdo e da estrutura do site. Junto desses tópicos, outros também são bem-vindos para otimização plena, e você saberá mais lendo adiante.
Pode parecer muito complexo agora de início, mas saiba que não é tão confuso quanto aparenta, então não desista das estratégias de SEO, viu?
Ao aplicar o SEO e criar conteúdo de forma eficaz, é possível melhorar a relevância e a autoridade do site, o que contribui para uma presença mais destacada nos resultados.
Porém, se você ainda não entendeu os motivos de utilizar as estratégias de SEO, ou seja, o que ele tem de especial para ser tão comentado e indicado, leia mais detalhes abaixo.
Mas antes, se pergunte: como será que o SEO funciona depois que a plataforma verifica os sites mais otimizados de acordo com as suas diretrizes? Você tem alguma ideia?
Índice
Como a estratégia de SEO funciona?
Agora, depois de entender o que é o SEO e, a princípio, e para que ele serve, vamos entender em 3 passos como o algoritmo funciona, porque isso faz diferença na hora de criar conteúdo e saber o que pode cair como uma luva ou não. Dá só uma olhadinha:
- Crawling ou rastreamento: na hora de aparecer nos resultados de pesquisa, nos mecanismos de busca, estão os web crawlers, isto é, os spiderbots (bots). Nesse sentido, esses tais bots, como o nome já diz, são robôs que procuram em toda a internet os conteúdos que têm a ver com a sua pesquisa e, assim, colocam como opção de busca, fazendo uma indexação por nicho.
- Indexação: depois de aparecer os resultados de pesquisa, essa indexação nada mais é do que organizar as páginas que foram buscadas na internet. Assim que os spiderbots encontram o que foi procurado na palavra-chave, eles vão adicionar aquela página para o índice de buscas.
- Ranqueamento: após os dois primeiros passos, chegamos ao mais esperado: o ranqueamento. As páginas da web que foram indexadas aparecem nos resultados de pesquisa ranqueadas do conteúdo mais relevante para o menos, e essa relevância é ditada pela otimização e pelos anúncios em alguns casos.
Criar conteúdo: o que faz uma página ser ranqueada?
Mas e agora? Se todos os criadores de conteúdo esperam saber o que é SEO e para que serve com o intuito de ranquear a página, como fazê-la chegar nesse patamar? Veja os truques que você não pode deixar passar batido:
- Velocidade do site. as plataformas de busca sempre estão de olho em todos os detalhes, e a velocidade é um deles. Quando fazemos uma busca, há um determinado tempo para a página carregar, não é mesmo? Esse carregamento, quanto mais rápido, mais benefício trará para a sua página, então monitore com ferramentas que são próprias para isso, como o Google Page Speed Insights e o Pingdom Speed;
- Compatibilidade com mobile: sempre verifique se o design da sua página está de acordo com os diferentes tipos de dispositivo, considerando que a experiência do leitor conta muito para o ranqueamento e que um design responsivo faz toda diferença ideal para os visitantes em qualquer tipo de dispositivo. Por exemplo: aquelas páginas de sites responsivas que são adaptadas dispositivos móveis e afins sempre vão ter destaque, prioridade e aparecer melhor posicionadas nos resultados de pesquisa;
- Conteúdo de alta qualidade: pode parecer óbvio, mas você sabia que o conteúdo precisa fugir do comum para ser destaque? Existem milhares de sites falando sobre a mesma coisa, então como ser diferente dos demais? Colocando informações não genéricas e garantindo que você tenha uma escrita preocupada com o leitor;
- Backlinks: falaremos mais adiante sobre eles, mas é fundamental que sejam estrategicamente posicionados em outros sites que direcionam para a sua página, pois isso marca autoridade e, ainda, permite que mais pessoas conheçam o seu trabalho. É, de fato, uma excelente estratégia de SEO;
- Segurança do site: pode parecer que não, mas se o seu site não é seguro para os usuários, talvez você não fique em uma boa colocação nas pesquisas… isso porque, os ataques virtuais estão mais propensos, e você pode pôr em risco os leitores. Portanto, saiba que o Google, por exemplo, prioriza sites protegidos pelo protocolo HTTPS, além do fato de que é fundamental ter um SSL gratuito no site.
Por que utilizar a estratégia de SEO na sua página?
Nesse sentido, agora que você entendeu o que é SEO e para que serve, o próximo ponto é de como que este pode ser incorporado com maior facilidade no seu blog para que você consiga o alcance que deseja sem precisar desembolsar uma quantia sequer, certo?
Já parou para pensar que cerca de 53,3% de todo o tráfego de um site é orgânico, então é preciso que você apareça nas buscas naturalmente?
O chamado tráfego orgânico, que difere-se do pago, tem um enorme potencial de transformar simples usuários em clientes fieis ou parceiros do seu negócio.
Para isso, você deve se atentar ao número de buscas, porque, quando uma palavra-chave, de cauda longa ou não, é procurada e está relacionada ao seu nicho, a chance de que você tenha um alto volume de buscas é maior, o que significa que mais pessoas irão conhecer a sua página.
Logo, a regra é clara: se o seu site não estiver otimizado para essa palavra-chave, você, sem dúvidas, está perdendo cliques, acessos e conversões, tudo por não utilizar as estratégias de SEO.
Quais são os tipos de SEO?
Dentre as estratégias de SEO, sabemos que existem os tipos, que podem ser 4, de modo geral, para que você consiga aparecer nos resultados de busca. Contudo, vamos nos ater em dois que são os principais para alavancar o seu negócio: o SEO On Page e o SEO Off Page.
SEO On-page
O nome desse tipo de SEO é bastante sugestivo, considerando que on-line é ativo, certo? Dessa forma, no caso do On-page, trata-se daquilo que é possível de ser visualizado, de modo a contribuir na otimização do conteúdo da página e no código-fonte HTML, ou seja, tags de título, de cabeçalho e de meta descrição.
O SEO On-page também é fundamental para que você organize o momento de criar conteúdo, e aqueles bots conseguirão te ajudar a ranquear melhor nas buscas.
Entretanto, para ficar ainda mais claro para você, selecionamos tudo que você precisa saber sobre essa otimização On, a saber:
- Conteúdo da página: não é segredo para ninguém, mas ao saber o que é SEO e para que serve, você deve saber que como o Google trabalha. Ele usa o chamado E-A-T (expertise, autoridade e confiabilidade) para verificar a qualidade dos conteúdos, das páginas e dos sites, então, foque nisso e faça com excelência;
- Otimização de palavras-chave: as palavras-chaves de cauda longa ou não ajudam o algoritmo a organizar o seu conteúdo e a entregar com mais facilidade o que você está produzindo. Por isso, execute uma busca de palavras-chave com ferramentas de SEO, como o Ahrefs Keywords Explorer ou o Planejador de Palavras-chave da Google, para estar antenado no que dá resultado;
- Tag de Título: esse é o famoso título da página, essencial para chamar a atenção do leitor e para entregar o seu conteúdo. Nesse sentido, busque sempre títulos curtos, chamativos, sem tantos clique baits e que contenha a sua palavra-chave;
- Tags de cabeçalho: dentro dos textos, é fundamental que haja os subtítulos (H2, H3…), os quais contribuem para a organização da escrita e, ainda, fazem com que os usuários achem o seu texto mais fácil justamente pelos cabeçalhos;
- Alt text da Imagem: uma função quase escondida dentre as estratégias de SEO, mas essencial, é o texto alternativo. Considerado um atributo de imagem específica, é ideal para os deficientes visuais e para que a sua imagem apareça no Google Imagens;
- Meta descrição: sabe aquele pequeno texto que aparece junto ao título quando buscamos um conteúdo pela palavra-chave no buscador? Essa é a meta descrição, fator fundamental para atrair mais cliques. Ela deve ter poucas informações, sem revelar “o ouro” e que contenha a sua palavra-chave também.
O SEO Off page
Se o SEO On tem relação ao que está visível, o Off é o que está inativo, digamos assim, mas igualmente importante. Todas essas práticas dão às plataformas de busca uma indicação e um norte do quão bem os leitores percebe o seu site, empresa ou produto.
Assim como o SEO On, o Off tem alguns critérios, por exemplo:
- Link building: quanto mais links no seu site e espalhados por sites parceiros, mais o Google e as demais empresas irão entender que o seu site é digno de confiança e credibilidade, então não deixe de lado os links;
- Marketing em redes sociais: a todo momento aqui, estamos falando do tráfego orgânico, o que é nada mais justo do que comentar sobre as redes sociais. Estar ativo em mais de um espaço que não seja o seu próprio site é primordial. O seu público está espalhado na internet, e é a sua função produzir conteúdo para todos os nichos possíveis em todas as esferas;
- Fóruns: já imaginou que a interação com o público também é uma estratégia? Quando você cria fóruns e locais mais informais e humanizados para conversar e interagir com os leitores, você consegue explorar e mostrar a sua expertise e credibilidade. É claro que, com estratégia, você consegue, nessas conversas, colocar um link de direcionamento para conteúdos específicos e pertinentes.
Apesar do link building ser o aspecto central dessa estratégia, tudo contribui para o sucesso, e você não deve negligenciar nenhuma prática ou deixá-las em segundo plano.
Como aplicar o SEO de forma certa na prática?
Por fim, agora que você viu, de fato, tudo sobre o SEO e para que serve, confira os últimos três tópicos que vão contribuir ainda mais nos seus estudos sobre essa técnica.
Aposte em palavras-chave de cauda longa
As palavras-chaves de cauda longa têm grande poderes de atrair um público mais específico e engajado nas suas publicações, considerando que tais palavras possuem dois ou mais termos e são, geralmente, dando um comando, ensinando algo.
Mas aqui vale uma ressalva: para palavras-chaves de cauda longa, você precisa criar um conteúdo que faça sentido.
Então, por exemplo: se você colocou a palavra de cauda longa “como lavar a louça com detergente”, o cunho do seu artigo é informativo, o que implica em escrever uma matéria nesse sentido, porque o Google consegue verificar se as informações coincidem.
Inclua as palavras-chaves nas Tags de Título
Já comentamos aqui, mas vamos reforçar: a sua palavra-chave, de cauda longa ou não, é o seu guia, então sempre coloque ela não somente ao longo do texto, mas também no título, nos subtítulos, na meta descrição, URL e muito mais.
Quando você leva isso em conta, aparecer nos resultados de pesquisa fica muito mais fácil, porque pense: se eu pesquiso a palavra SEO no Google, ele vai mostrar primeiro quais sites? Justamente os que possuem esse termo logo ali no título e nos demais espaços que são prioritários.
Faz sentido para você? Faça um comentário na publicação antes de continuar lendo para que possamos interagir com você!
Você usa backlinks? Eles têm autoridade?
E os tão famosos e completos backlinks? São fundamentais, sim, mas precisam ter autoridade e serem colocados nos lugares certos. Por exemplo: o link que direciona para a sua página tem que estar em outro site que faça sentido com o seu nicho, para que a credibilidade seja cada vez maior.
Uma dica muito interessante é a de observar as páginas que são suas concorrentes para que você saiba exatamente onde focar e como eles deixam os links que usam produtivos o suficiente para trazerem bons resultados.
Porém, não pense que os links são apenas nas páginas parceiras, porque o seu texto também deve ter bons ganchos feitos por meio do direcionamento de links. Fez uma matéria que tem ligação com uma publicada por você anteriormente? Coloque um link também!
No início do artigo? Em determinadas páginas já conhecidas? Compartilham nas redes sociais? Estude seus concorrentes também! Dialogue com a sua própria empresa sempre que puder.
Ufa! Chegamos ao final desse artigo que, sem dúvidas, contribuiu muito para você saber o que é SEO e para que serve, não é mesmo?
Em nosso blog, diversos outros artigos são ótimos para que você aprofunde seus conhecimentos e não deixe as oportunidades passarem no meio digital, te esperamos em todos eles! Obrigada pela leitura e até a próxima dica em nossos conteúdos, viu?
O que significa SEO?
SEO significa, traduzindo a sigla do inglês para o português, a otimização de mecanismos de busca
Para que serve o SEO?
Ele auxilia na otimização das buscas acerca de determinado assunto, no caso, o do seu nicho, colocando o seu site em primeiro lugar nas buscas do Google, por exemplo.
0 Comments