Sempre comentamos muito sobre SEO, otimização de site, topo dos mecanismos de busca e tudo que envolve ter maior visibilidade em nossos serviços, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que o tema do WordPress afeta o SEO e, por consequência, sua colocação nas plataformas?

Caso nunca tenha parado para pensar, lembre-se de que, talvez, o design da sua página influencie, e muito, todo o contexto de autoridade do seu blog. 

Bom, se influencia e afeta ou não, você só saberá se continuar lendo o nosso artigo. Fique de olho nas dicas abaixo e em todas as informações para não perder tempo na hora de conquistar os seus objetivos, hem? Dá uma olhada no que te espera!

O tema de WordPress afeta o SEO?

Em primeiro lugar, antes de entender se o tema de WordPress afeta o SEO, você precisa entender outros dois termos fundamentais: body e head, isto é, corpo e cabeça.

O que isso tem a ver, você deve estar se perguntando.

Isso tem a ver com a programação do seu site, mas não se preocupe, não é difícil, veja só: na prática, o conteúdo presente na “head”, ou seja, na cabeça do código, é o que aparece para os mecanismos de busca, por exemplo, o Google, Yahoo etc.

Por outro lado, o conteúdo que está no “body”, do corpo, é o que aparece para os leitores do seu blog ou site, então é dividido entre o que a plataforma vê e o que o leitor vê.

Ainda está confuso? Veja esse exemplo prático: quando você busca por uma palavra-chave, o Google exibe um resultado de busca, certo? Supondo que você pesquisou sobre “receitas práticas”. O Google mostrará links sobre isso, não é mesmo?

Pois é! É justamente esse resultado que está na “head” do seu site, e você pode ajustá-lo usando ferramentas como o plugin do Yoast, por exemplo, já que ele é essencial para que o Google te dê aquela moral.

Agora, depois dessa parte da “cabeça”, a pessoa irá clicar no link escolhido e será direcionado para um conteúdo, que esperamos que seja o certo, certo?

Isso mesmo! Essa página é criada com o conteúdo que está dentro da tag “body” da programação em HTML, que já cabe ao leitor ver. Viu como é fácil? Isso precisa ficar claro para ser compreendido todo o restante da matéria. 

Entendeu bem? Então, veja mais detalhes sobre o tema WordPress e o seu SEO.

Como o tema afeta o seu site?

A resposta do início será respondida agora: sim, o tema de WordPress afeta o SEO do blog. 

Você sabe o motivo?

Dentre os mais diversos, um dos principais é que o tema afeta como o conteúdo será visualizado, assim como as imagens são dispostas, o tipo de fonte, formatação, subtítulos etc. 

Ou seja, aquela parte visível e que conta para o Google, que são os famosos detalhes, são ditados pelo WordPress. 

Contudo, não apenas isso, essa parte estética, é afetada e influencia nos seus resultados. Ao pensar no tema, pense que ele também está ligado nos seguintes aspectos que ditam a sua relevância nos buscadores:

  • Velocidade do site e do carregamento da página específica;
  • Link-building;
  • Navegação no site em geral;
  • Opções de conteúdo;
  • Uso de dados estruturados.

Logo, fica claro que o tema do WordPress tem um efeito no seu rankeamento, contribuindo ou não para os seus resultados positivos. Mas será que a mudança melhora ou piora o seu site? Depende do contexto? Leia abaixo e entenda.

Mudar o tema do WordPress melhora ou piora o rankeamento?

O primeiro passo é que você deve pensar assim: absolutamente tudo que eu faço no meu site tem o poder de mudar para melhor ou pior o meu rankeamento.

No caso do WordPress ocorre a mesma situação: a mudança pode ser para melhor, mas também pode ser para pior. A verdade é que alterar a sua posição sempre vai, você só precisa tornar a mudança um fator positivo ao seu favor. 

Para compreender melhor, vamos explicar de um jeito mais didático: os temas mais bem estruturados facilitam o processo dos robôs dos mecanismos de pesquisa em vasculhar toda a estrutura do seu site e compreender a organização de cada elemento. Isto é: o tema de WordPress, quando bem escolhido, afeta o SEO POSITIVAMENTE!

A lógica é essa: quando o tema tem um bom design, que não atrapalha a velocidade do site, por exemplo, o Google consegue acessar a sua página e indicá-la com maior facilidade.

Mas atenção! Durante o processo de escolher outro tema, os robôs do Google precisam revisitar e analisar novamente a nova estrutura, o que significa que existe a possibilidade de que o ranking do site sofra alterações, podendo cair enquanto você modifica ou remove um tema.

Porém, isso deve ser momentâneo e por um bem maior. O objetivo é que você altere sempre para melhor, para manter uma estrutura clara e amigável para os mecanismos de pesquisa.

Isso faz com que você aumente suas chances de obter um melhor posicionamento nos resultados de busca. Muito interessante esse detalhe, hem?

Como minimizar impactos?

Por fim, como dito anteriormente, o tema do WordPress afeta o SEO sim, especialmente quando está no processo de troca. 

Todavia, para que você minimize esses impactos durante e depois, visando um rankeamento melhor e estável, algumas dicas devem ser seguidas, como:

  • Buscar sempre escolher temas profissionais;
  • Não colocar imagens pesadas na sua página;
  • Colocar o URL das imagens ajustado com a sua palavra-chave;
  • Se atualizar as informações do post, não mexer na URL;
  • Indexar o seu site;
  • Sempre atualizar o WordPress para atender as novidades e novas demandas do seu trabalho e , também, para acompanhar o mercado digital.

E então? Você imaginava que existia tantas informações por trás de um simples tema de WordPress e como ele afeta o SEO?

Esperamos que esse conteúdo tenha aberto os seus olhos para a questão e, se você desejar aprender mais sobre assuntos diversos, é só ler outros artigos aqui do blog, porque quem deseja crescer precisa estudar, não é mesmo?

O mercado do marketing digital é imenso, mas, para estar nele com destaque, é preciso dedicação! Obrigada pela leitura e até a próxima!

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *