Palavra-chave 2: Dicas de SEO para iniciante
Todo mundo comenta sobre SEO e a verdade é que existem MUITOS artigos que falam sobre os conceitos e as técnicas, certo? No entanto, pouco se fala para o profissional que está iniciando na área do marketing digital, afinal, ele não pode ser bombardeado com diversas informações de uma só vez. É preciso que o processo seja começado aos poucos quando o assunto é aprender sobre sites, por exemplo. Sendo assim, quais dicas de SEO para iniciantes será que são as melhores?
Se você já se fez essa pergunta, saiba que hoje é o seu dia de sorte! Sabemos bem que, por diversas vezes, queremos encontrar um artigo prático, que nos ajude a dar o primeiro passo, mas nem sempre encontramos com uma linguagem acessível e dicas objetivas.
Pensando justamente nessa questão, vamos abordar as melhores dicas de SEO para você, que está começando e não sabe qual caminho tomar. Leia até o final e aplique as dicas hoje ainda!
Quais são as melhores práticas de SEO para iniciantes?
Para começar, vamos falar de uma das dicas de SEO que nem todos comentam, mas precisa ser levada em conta: a lentidão do seu site!
Você sabia que essa é uma das maiores causas que podem existir para que o Google penalize duramente as empresas?
É por isso que destacamos aqui, logo no início! Estima-se que os usuários esperem até 5 segundos para que uma página seja completamente carregada, ou seja, depois disso, possivelmente mudarão para outro link, fazendo com que você prejudique a experiência do usuário e, ainda, faça um relatório nada favorável para o Google.
Se você quer conferir como anda a sua situação, o GT Metrix avalia o tempo de carregamento do site, uso excessivo de scripts e configurações de otimização do servidor.
Além disso, ele te ajuda a otimizar as imagens. Apenas como um breve parâmetro, saiba que, para ter um bom rankeamento, você precisa tirar ao menos B/B com notas acima de 80%.
Link building para iniciantes
Você sabia que o Google leva MUITO em conta sua autoridade? Isto é: se o que você publica é relevante, de confiança e se dialoga com outros posts já feitos tanto no seu site quanto em sites parceiros.
Dessa forma, mesmo que você seja iniciante, já busque saber sobre os links building, que são os links que direcionam o seu conteúdo para outros posts do seu próprio blog ou, ainda, para sites de outros parceiros. Isso mostra a sua rede e mostra a plataforma que o seu conteúdo é disseminado e relevante, além da credibilidade.
A meta description é importante para o SEO
Essa é uma das dicas de SEO que muita gente deixa passar. Ainda que a meta description não seja um fator de rankeamento nos algoritmos, isso não quer dizer que ela deve ser menosprezada. Na verdade, é o contrário: ela ainda tem um papel estratégico muito importante.
Se você não sabe o que é, vamos explicar: ao realizar a pesquisa, o usuário lê a sua descrição e entende se o site é o que ele precisa ou não. Sabe aquele breve texto embaixo do título principal do link, antes de clicar na matéria?
Essa é a meta descrição. Muitas vezes, os usuários clicam no texto SOMENTE por causa de uma boa descrição, o que torna o seu conteúdo relevante pela quantidade de cliques. Ou seja: mesmo que a descrição não seja por si só um fator de rankeamento, ela é importante!
Nela, é fundamental que você não esqueça de acrescentar a palavra-chave que você definiu (veremos sobre isso adiante). Seja direto e objetivo na meta description, deixando claro o que o usuário vai encontrar no site.
Uso de palavras-chave relevantes no conteúdo faz a diferença
Na dica anterior, citamos o uso de palavras-chaves na meta descrição, e essa é uma das, se não a maior, dica que podemos dar a você. Sabemos que o rankeamento de um site se dá pela relevância dele para os usuários, certo?
Mas essa relevância só será medida se você estiver fazendo parte das buscas dos usuários.
Por exemplo: se o seu artigo fala sobre dicas de organização do lar, a sua palavra-chave será algo como “organização do lar”, porque, quando alguém for buscar um conteúdo sobre isso, é assim que o usuário pesquisará: algo objetivo, que leve ele direto ao ponto.
Use Alt Text nas imagens
Por fim, para fechar com chave de ouro, embora o Google consiga identificar o conteúdo de imagens usando a tecnologia, para a melhor otimização do SEO, este exige que as imagens tenham Alt Text (texto alternativo), que age como uma descrição da imagem.
Por isso, é muito importante que você adicione uma palavra-chave ao texto alternativo, assim você consegue reforçar o conteúdo da página, rankear melhor e garantir que achem seu artigo pelas imagens também!
É claro que, dentro dessa lista, precisamos reforçar bastante que o seu conteúdo deve ter qualidade, falar de assuntos que estão em alta e estar em um nicho que atinja diretamente a dor do usuário, para que ele possa se sentir representado e acolhido no seu site.
Ufa! Chegamos ao final da lista! É claro que as dicas de SEO para iniciantes são levemente básicas, mas já ajudam MUITO você que quer dar um passo inicial. Lembre-se de que começar, mesmo que não seja fazer muito, já é um começo.
Comece devagar e colha os resultados! Além disso, em nosso blog, artigos mais complexos e explicativos também estão disponíveis, é só dar uma conferida, combinado? Expanda seus conhecimentos conosco!
Agradecemos sua leitura até aqui e te aguardamos na próxima matéria, viu? Até mais!
0 Comments