Rede social, o que são? As redes sociais são sites e aplicativos que permitem que usuários e organizações se conectem, comuniquem, compartilhem informações e formem relacionamentos. As pessoas podem se conectar com outras pessoas na mesma área, famílias, amigos e pessoas com os mesmos interesses. A rede social é um dos usos mais importantes da internet hoje.

Sites de redes sociais mais usadas, como Facebook , Yelp, Twitter, Instagram e TikTok, permitem que os indivíduos mantenham conexões sociais, mantenham-se informados e acessem, bem como compartilhem uma grande quantidade de informações. Esses sites também permitem que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo.

Os sites de rede social vem de longo tempo, ou seja desde quando o primeiro site de rede social, SixDegrees.com, em 1997 foi lançado. Hoje, o mundo está adotando rapidamente novas plataformas de rede social. Seja bem vindo ao nosso Portal mdm, e aproveite a leitura.

Rede social, o que são
Rede social / Foto Canva Pró

Como funciona a rede social?

O termo rede social implica ter conexões nos mundos real e digital. Hoje, esse termo é usado principalmente para fazer referência às comunicações sociais online. A internet tornou possível que as pessoas encontrem e se conectem com outras pessoas, que talvez nunca tivessem conhecido.

As redes sociais online dependem da tecnologia e da conectividade com a Internet. Os usuários podem acessar sites de redes sociais usando seus PCs, tablets ou smartphones. A maioria dos sites de redes sociais é executada em um back-end de bancos de dados pesquisáveis ​​que usam linguagens de programação avançadas, como Python , para organizar, armazenar e recuperar dados em um formato fácil de entender. Por exemplo, o Tumblr usa produtos e serviços em suas operações diárias como Google Analytics , Google Workspace e WordPress.

O que são redes sociais?

Com o amplo espectro de sites, aplicativos e serviços que existem online, não existe uma única definição exata de rede social. Geralmente, as redes sociais têm alguns atributos comuns que as diferenciam.

  • Uma rede social se concentrará no conteúdo gerado pelo usuário . Os usuários visualizam e interagem principalmente com o conteúdo feito por outros usuários. Eles são incentivados a postar texto, atualizações de status ou fotos para visualização por outras pessoas.
  • As redes sociais permitem que o usuário ou organização crie um perfil. O perfil contém informações sobre a pessoa e uma página centralizada com o conteúdo postado por ela. Seu perfil pode estar associado ao seu nome real.
  • Uma rede social tem uma maneira de formar uma conexão duradoura com outros usuários. Essas conexões são comumente chamadas de amizade ou seguimento de outro usuário. Eles permitem que os usuários encontrem outros usuários e formarem teias de relacionamentos. Frequentemente, um algoritmo recomenda a outros usuários e organizações com os quais eles desejam estabelecer uma conexão.

Embora frequentemente usadas de forma intercambiável, a rede social é diferente da mídia social . Uma rede social se concentra nas conexões e relacionamentos entre indivíduos. A mídia social é mais focada em um compartilhamento individual com um grande público. Nesse caso, a mídia é usada no mesmo sentido que na mídia de massa. A maioria das redes sociais também podem ser usadas como sites de mídia social.

Qual é o objetivo das redes sociais?

As redes sociais cumprem os seguintes quatro objetivos principais:

  • Compartilhamento. Amigos ou familiares que estão geograficamente dispersos podem se conectar remotamente e compartilhar informações, atualizações, fotos e vídeos. As redes sociais também permitem que os indivíduos conheçam outras pessoas com interesses semelhantes ou expandam suas redes sociais atuais.
  • Aprendizado. As redes sociais servem como grandes plataformas de aprendizado. Os consumidores podem receber instantaneamente as últimas notícias, obter atualizações sobre amigos e familiares ou aprender sobre o que está acontecendo em sua comunidade.
  • Interagindo. As redes sociais aprimoram as interações do usuário quebrando as barreiras de tempo e distância. Com tecnologias de comunicação de vídeo baseadas em nuvem, como WhatsApp ou Instagram Live, as pessoas podem conversar cara a cara com qualquer pessoa no mundo.
  • Marketing. As empresas podem aproveitar os serviços de redes sociais para aumentar o conhecimento da marca com os usuários da plataforma, melhorar a retenção de clientes e as taxas de conversão e promover a identidade da marca e da voz.

Quais são os diferentes tipos de redes sociais?

Embora existam várias categorias de sites de redes sociais, os seis tipos mais comuns são os seguintes:

  • Conexões sociais. Este é um tipo de rede social onde as pessoas mantêm contato com amigos, familiares, conhecidos ou marcas por meio de perfis online e atualizações, ou encontram novos amigos por interesses semelhantes. Alguns exemplos são Facebook, Myspace e Instagram.
  • Conexões profissionais. Voltadas para profissionais, essas redes sociais são pensadas para relacionamentos de negócios. Esses sites podem ser usados ​​para fazer novos contatos profissionais, aprimorar conexões de negócios existentes e explorar oportunidades de trabalho, por exemplo. Eles podem incluir um fórum geral onde os profissionais podem se conectar com colegas de trabalho ou oferecer uma plataforma exclusiva baseada em ocupações específicas ou níveis de interesse. Alguns exemplos são LinkedIn , Microsoft Yammer e Microsoft Viva.
  • Compartilhamento de multimídia. Várias redes sociais fornecem serviços de compartilhamento de vídeo e fotografia, incluindo YouTube e Flickr.
  • Notícia ou informativo. Esse tipo de rede social permite que os usuários publiquem notícias, conteúdo informativo ou de instruções e podem ser de uso geral ou dedicados a um único tópico. Essas redes sociais incluem comunidades de pessoas que buscam respostas para problemas cotidianos e têm muito em comum com os fóruns da web. Promovendo a sensação de ajudar os outros, os membros fornecem respostas a perguntas, conduzem fóruns de discussão ou ensinam outras pessoas a realizar várias tarefas e projetos. Exemplos populares incluem Reddit , Stack Overflow ou Digg.
  • Comunicação. Aqui, as redes sociais se concentram em permitir que o usuário se comunique diretamente entre si em chats individuais ou em grupo. Eles têm menos foco em postagens ou atualizações e são como aplicativos de mensagens instantâneas. Alguns exemplos são WhatsApp , WeChat e Snapchat.
  • Educacional. As redes sociais educacionais oferecem aprendizado remoto, permitindo que alunos e professores colaborem em projetos escolares, realizem pesquisas e interajam por meio de blogs e fóruns. Google Classroom , LinkedIn Learning e ePals são exemplos populares.

Rede Social: Quais são as vantagens e desvantagens?

As redes sociais podem ter dois lados. Por um lado, fornece benefícios sociais inigualáveis, mas também pode tornar as pessoas mais vulneráveis ​​à disseminação de desinformação, bem como a ameaças à privacidade e à segurança.

As redes sociais oferecem os seguintes benefícios para consumidores e empresas:

  • Conhecimento da marca. As redes sociais permitem que as empresas alcancem clientes novos e existentes. Isso ajuda a tornar as marcas mais identificáveis ​​e promove o reconhecimento da marca.
  • Acessibilidade instantânea. Apagando os limites físicos e espaciais entre as pessoas, os sites de redes sociais podem fornecer acessibilidade instantânea.
  • Constrói seguidores. Organizações e empresas podem usar redes sociais para criar seguidores e expandir seu alcance globalmente.
  • Sucesso nos negócios. Avaliações e comentários positivos gerados por clientes em plataformas de redes sociais podem ajudar a melhorar as vendas e a lucratividade dos negócios.
  • Aumento do tráfego do site. As empresas podem usar perfis de redes sociais para aumentar e direcionar o tráfego de entrada para seus sites. Eles podem conseguir isso, por exemplo, adicionando visuais inspiradores, usando plugins e botões de mídia social compartilháveis ​​ou incentivando links de entrada.

As redes sociais também têm as seguintes desvantagens:

  • Rumores e desinformação. Informações incorretas podem escapar pelas rachaduras das plataformas de redes sociais, causando confusão e incerteza entre os consumidores. Frequentemente, as pessoas aceitam qualquer coisa postada em sites de redes sociais pelo valor de face, em vez de verificar as fontes.
  • Críticas e comentários negativos. Uma única crítica negativa pode afetar adversamente um negócio estabelecido, especialmente se os comentários forem publicados em uma plataforma com muitos seguidores. Uma reputação comercial manchada muitas vezes pode causar danos irreparáveis.
  • Preocupações com segurança e privacidade de dados. Os sites de redes sociais podem inadvertidamente colocar os dados do consumidor em risco. Por exemplo, se um site de rede social sofrer uma violação de dados , os usuários dessa plataforma também cairão automaticamente no radar. De acordo com o Business Insider, uma violação de dados em abril de 2021 vazou os dados pessoais de mais de 500 milhões de usuários do Facebook.
  • Processo demorado. Promover um negócio nas mídias sociais requer manutenção e manutenção constantes. Criar, atualizar, preparar e agendar postagens regulares pode levar um tempo considerável. Isso pode ser especialmente complicado para pequenas empresas que podem não ter funcionários e recursos extras para se dedicar ao marketing de mídia social.

Redes sociais nos negócios:

Há muitas maneiras pelas quais uma empresa ou organização pode usar as redes sociais. Globalmente, a pessoa média gasta mais de duas horas por dia usando as redes sociais. Isso representa uma grande oportunidade de mercado. A maioria das redes sociais é administrada por empresas com fins lucrativos. 

Eles obtêm a maior parte de sua receita com a venda de anúncios ou conteúdo promovido. A Meta, empresa controladora do Facebook, tem um valor de mercado de quase US$ 300 bilhões. As redes sociais podem ser usadas para pesquisa de clientes, engajamento e marketing. Eles oferecem uma maneira de conectar empresas e clientes diretamente. 

As marcas podem construir uma comunidade em torno de si mesmas. As redes sociais coletam informações sobre o que os usuários gostam e não gostam, permitindo uma publicidade extremamente direcionada. A escuta da mídia social permite que uma organização aprenda o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa.

Algumas empresas estão implementando redes sociais internas. Em organizações muito grandes, isso pode aumentar o envolvimento e a satisfação dos funcionários. Além disso, à medida que as equipes se tornam mais diversificadas geograficamente ou têm membros trabalhando em casa, as redes sociais privadas podem promover a colaboração e o compartilhamento de informações. Algumas empresas estão começando a usar as redes sociais em suas estratégias de recrutamento.

Exemplos de redes sociais:

Cada organização estabelecida anuncia em redes sociais nos dias de hoje. Aqui estão quatro exemplos de sites de redes sociais:

  • Yelp. Escolher um restaurante, dentista, médico ou salão de cabeleireiro nem sempre é fácil, por isso sites de redes sociais como o Yelp oferecem análises de clientes de crowdsourcing desses tipos de empresas ou fornecedores.
  • Pinterest. Sites de favoritos como o Pinterest permitem que os usuários compartilhem fotos e organizem links para uma variedade de recursos e sites online. Semelhante a uma página de recados digital, o Pinterest permite que os usuários salvem pins específicos em pinboards , facilitando a pesquisa de tópicos específicos e o compartilhamento com os seguidores.
  • Andarilho. Um popular portal de serviços de pet-sitter, o Rover, permite que os donos de animais se conectem com pet-sitters, passeadores de cães e serviços de hospedagem de animais de estimação.
  • Airbnb. O Airbnb ajuda os viajantes a procurar um lugar para ficar com base em suas preferências, incluindo espaços multi compartilhados, espaços compartilhados com quartos privados e propriedades inteiras. Os lugares no Airbnb são principalmente alugados pelos proprietários.

Quais são os 10 principais sites de redes sociais?

Embora existam inúmeros sites de redes sociais, os seguintes sites são os mais populares:

  1. Facebook. Os usuários do Facebook criam perfis, compartilham informações, enviam mensagens e postam atualizações de status em seus murais . Classificado como a plataforma de rede social mais ativa pelo DataReportal, o Facebook tem mais de 2,9 bilhões de usuários ativos. Em 2021, a empresa foi renomeada para Meta para refletir seus negócios além das mídias sociais.
  1. YouTube. Este popular site de compartilhamento de vídeos permite que os usuários compartilhem, carreguem e publiquem vídeos e vlogs. De acordo com a Global Media Insight, o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.
  1. WhatsApp. Este aplicativo gratuito de mensagens instantâneas permite que os usuários enviem mensagens de texto, façam chamadas de voz e vídeo e compartilhem documentos. Segundo o WhatsApp, ele tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.
  1. Instagram. Essa plataforma de mídia social gratuita permite que os usuários compartilhem vídeos e fotos longos e curtos. Ele foi projetado principalmente para usuários de smartphones iOS e Android, mas também está disponível uma versão para desktop. No entanto, o compartilhamento e o upload de conteúdo só estão disponíveis por meio do aplicativo Instagram. Também de propriedade da Meta, o Instagram tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em dezembro de 2021, de acordo com a CNBC.
  1. TikTok. Este aplicativo é usado para compartilhar e fazer vídeos curtos personalizados. O TikTok atende a um público mais jovem e é conhecido por ser uma plataforma de rede social animada e divertida de usar. De acordo com o boletim informativo Business of Apps , o TikTok tem mais de 1,2 bilhão de usuários no final de 2021.
  1. Tumblr. Este site de microblog permite que os usuários publiquem multimídia e outros tipos de conteúdo em postagens curtas de blog. Os usuários também podem seguir outros usuários e tornar seus blogs privados. De acordo com o Finances Online, em fevereiro de 2021, o Tumblr tinha mais de 518 milhões de contas de usuários.
  2. Twitter. Lançada em 2006, essa plataforma de mídia social permite que os usuários compartilhem seus pensamentos e opiniões com um público amplo, postando mensagens conhecidas como tweets que contêm até 280 caracteres. De acordo com o DataReport, em janeiro de 2022, o Twitter tinha mais de 436 milhões de usuários.
  1. Pinterest. O site de favoritos do Pinterest permite que os usuários salvem e organizem links para recursos e destinos online favoritos por meio de marcação . De acordo com o Pinterest Inc. A plataforma tem 431 milhões de usuários ativos mensais globais em dezembro de 2021 – uma queda de 6% em relação ao ano anterior.
  1. Reddit. Fundado em 2005, o Reddit oferece uma coleção diversificada de fóruns e subfóruns – também conhecidos como subreddits – sobre uma variedade de tópicos, incluindo esportes, notícias de última hora e tecnologia. Aqui, os usuários podem comentar as postagens uns dos outros, bem como compartilhar notícias e conteúdos. Segundo o Reddit, tem mais de 50 milhões de usuários ativos diariamente. Isso se traduz em 430 milhões de usuários mensais em 2019, de acordo com o The Small Business Blog .
  2. Snapchat. Este aplicativo multimídia pode ser usado em smartphones com Android ou iOS. Fundado em 2011, o Snapchat permite que os usuários enviem fotos ou vídeos chamados snaps para amigos. Esses snaps desaparecem depois de serem visualizados. De acordo com a Snap Inc., o Snapchat tem 319 milhões de usuários ativos diariamente no final de 2021.

Fonte: https://www.imaginated.com/

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *